Prefeito e governador não revogam decreto e isolamento social continua no Piauí

O prefeito Firmino Filho (PSDB) afirmou nesta sexta-feira, 27, através de vídeos em suas redes sociais, que a política de isolamento social imposta pela Prefeitura de Teresina para o combate à pandemia de coronavírus deve continuar por mais uma semana.

Nos últimos dias, houve muita especulação de que o comércio da capital abriria a partir de segunda-feira, 30.


Também ouve rumores de que o governador Wellington Dias (PT) abriria concessões para o funcionamento de parte do comércio nos municípios.

Em entrevista coletiva e para canais de televisão nesta sexta-feira, o governador descartou a hipótese de revogar o decreto que obriga o fechamento do comércio, pelo menos até quando haja uma margem segura para a saúde da população.


O prefeito Firmino Filho criticou o que chamou de “isolamento vertical” e diz que a medida é uma falácia. “Nós precisamos manter a próxima semana com a cidade dentro de casa. Vimos muita gente saindo hoje de casa. Não é o nosso conselho, não é a nossa demanda”, assegurou Firmino Filho.


Ele faz um alerta de que os números de casos confirmados podem não ser reais e que a circulação do vírus pode ser maior. “Não sabemos como está o vírus no Piauí, em Teresina. Esses testes que estão sendo divulgados são em pessoas que estão internadas em hospitais. Fora dos hospitais, como está a situação do vírus? Nós não sabemos”.


O prefeito afirma que o número de testes enviados a Teresina é insuficiente. Ele defende a testagem em massa da população para mapear a contaminação da doença, o que exigiria um número de testes na casa dos milhares.


“Para que a gente possa dar um passo seguro, a gente tem que fazer testagem desse vírus em massa”, disse Firmino que revelou estar buscando alternativas para aquisição de exames na iniciativa privada, ainda que com valor mais caro.

Equipe NUJOC

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.