Suposto informativo da Fiocruz que circula nas redes com orientações para proteção contra a Covid-19 é falso

Mensagem compartilhada no WhatsApp é desmentida pela Fiocruz – Foto: Reprodução/WhatsApp

Circula nas redes sociais mensagem de suposto informativo oficial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com orientações para a população de práticas que evitariam o contágio do novo coronavírus. Em uma série de tópicos, o texto fala a respeito de uso de máscaras, lavagem de mãos, uso de desinfetantes, alimentação e outros (veja imagem acima com a publicação na íntegra).

A própria Fiocruz se pronunciou sobre o assunto e, esclareceu, por meio de um texto no site oficial da instituição, que se trata de mensagem falsa e explicou, ponto a ponto, as imprecisões contidas na publicação falsa que segue sendo compartilhada no WhatsApp. Reproduzimos, abaixo e na íntegra, os esclarecimentos prestados pela Fiocruz:

O coronavírus é maior do que o normal; o diâmetro da célula é de 400 a 500 nanômetros e, por esse motivo, qualquer máscara impede a sua entrada no organismo.

FALSO. As máscaras comuns têm poros bem maiores do que isso. O uso de máscara é recomendado apenas em alguns casos.

O coronavírus, quando cai sobre uma superfície de metal, permanece vivo durante 12 horas. Lavar as mãos com água e sabão é suficiente para destruí-lo.

FALSO. As pesquisas até o momento indicam que o vírus sobrevive por mais tempo nas superfícies, mas lavar as mãos com frequência é realmente um modo correto de evitar sua propagação. Leia mais em nossas perguntas e respostas.

O coronavírus, quando cai sobre um tecido, permanece vivo durante nove horas, portanto, lavar a roupa ou colocá-la ao sol durante duas horas será suficiente para eliminá-lo.

FALSO. As roupas usadas por doentes, pessoas que cuidam deles ou têm contato têm de ser lavadas após cada uso, com os devidos cuidados para proteger quem as manipula antes da lavagem.

O vírus só vive nas mãos durante 10 minutos. Assim, usar um desinfetante em gel também o eliminará.

FALSO. O vírus pode durar mais. É fundamental lavar as mãos com frequência.

O vírus exposto a uma temperatura de 26° C a 27° C morre.

FALSO. Não há comprovação científica sobre isso.

A água que esteja exposta ao sol poderá ser consumida sem qualquer perigo.

FALSO. Não há embasamento científico sobre isso – e água parada pode ser foco de outras doenças, como a dengue.

Evitar comer gelados ou pratos frios; os alimentos quentes são mais seguros, visto que o calor elimina o vírus.

FALSO. Não há qualquer comprovação científica disso. A alimentação saudável é importante, independentemente da temperatura.

Gargarejar com água morna ou salgada mata os vírus que se alojam nas amígdalas e evita que passem para os pulmões.

FALSO. Não há comprovação científica sobre isso.

Recebeu alguma mensagem e suspeita que se trate de fake news? Envie pra gente! Você pode deixar a notícia a ser checada na caixa de comentários em uma das nossas publicações no site, enviar para o e-mail nujoc.checagem@gmail.com ou entrar em contato conosco por meio de nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *