Vacinas contra covid-19 aumentam chances de ataques cardíacos?

 Vacinas contra covid-19 aumentam chances de ataques cardíacos?

Por Thaís Guimarães

Uma página no Instagram (que já saiu do ar), famosa por compartilhar conteúdos com teor antivacina, fez uma publicação noticiando um suposto aumento na quantidade de ataques cardíacos associados a vacinas contra a covid-19. Como a página saiu do ar, a publicação também não está mais disponível, mas a equipe do Eu Fiscalizo conseguiu um print e encaminhou ao Nujoc Checagem.

Na publicação, o perfil compartilha o print de uma matéria em inglês e, sem apresentar maiores detalhes, fala de um aumento de 25% nos casos de problemas de artérias obstruídas e uma possível relação com efeitos colaterais das vacinas, a quem a página chama de “picadas”.

O texto é muito vago, e não informa em qual país ou região houve esse aumento no número de problemas cardíacos, tampouco é possível saber quais fontes e quais evidências científicas embasaram tal conteúdo.

Vacina e problemas cardíacos

Em junho deste ano, o Nujoc Checagem teve acesso a um material semelhante, que abordava o caso de jovens vacinados com as vacinas Pfizer e Moderna nos Estados Unidos que apresentaram problemas cardíacos, o que realmente ocorreu, como pudemos averiguar.

No entanto, quaisquer informações relacionadas à temática da covid-19, sobretudo em relação às vacinas, devem ser analisadas com cautela, considerando que todos os imunizantes que estão sendo aplicados possuem eficácia comprovada e apresentam baixos riscos de efeitos colaterais. Além disso, o compartilhamento de informações imprecisas sobre esse tema atrapalha o andamento da vacinação, comprometendo a imunização, que comprovadamente salva vidas.

Equipe NUJOC