Água tônica não combate a Covid-19

 Água tônica não combate a Covid-19

Com data de 14 de abril, uma postagem no Twitter movimentou a internet: ela mostra uma mulher pegando uma água tônica no supermercado. Indagada por uma voz masculina sobre o que está fazendo, ela responde: “Eu tô comprando água tônica, que tem quinino. Quinino é a base da cloroquina. Isso daqui você pode comprar tanto em supermercado, como eu estou fazendo, como na conveniência, o barzinho da esquina. Isso, a Globo não te conta”.

Remédio equivocado

A informação de que água tônica pode ser usada para combater o coronavírus não procede. Uma pesquisa no mesmo Twitter traz a resposta de especialista no programa Combate ao Coronavírus, da rede Globo. Ele afirma que a quantidade de quinino presente na água tônica não tem qualquer efeito sobre o coronavírus: “De forma alguma”. A quantidade de quinino é muito baixa para qualquer efeito curativo, explica o especialista.

Água tônica cura o coronavírus? “De forma alguma!”

Matéria da revista Veja com data de 15 de abril também desmente o suposto poder curativo da água tônica contra a Covid-19. Não se trata nem do mesmo tipo de composto químico presente na cloroquina, esclarece a matéria da Veja: “Além disso, a quinina (presente na água tônica) não é a mesma molécula do hidroxicloroquina e cloroquina. São compostos químicos completamente diferentes e não relacionados”.

Em todo o mundo, cientistas ainda estão em busca de um medicamento eficaz e de uma vacina contra o coronavírus. Os supostos efeitos da cloroquina ainda não foram comprovados em testes definitivos, e por isso ela não é recomendada oficialmente pelas autoridades médicas do Brasil nem dos Estados Unidos, como você pode ver aqui nesta matéria do Nujoc Checagem.

Então fique ligado: os especialistas e o bom senso recomendam cautela quanto a qualquer notícia sobre cura milagrosa para a Covid-19. Desconfie. E, na dúvida, não passe adiante.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *