Fiocruz lança e-book sobre fake news e saúde

 Fiocruz lança e-book sobre fake news e saúde

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou um livro digital sobre como as informações falsas podem influenciar comportamentos ligados à saúde, especialmente quando temos contato com informações que confirmam opiniões pessoais sem a devida fundamentação.

A publicação é fruto do seminário internacional “Fake news e saúde”, realizado em 2019, e organizado por Wagner Vasconcelos e pela pesquisadora Mariella de Oliveira-Costa. O e-book traduz e transcreve a conferência de abertura proferida pelo professor Alexandre Coutant, do Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté) da Université du Québec à Montréal (UQAM).

Em sua conferência, Coutant visita as variadas formas com que as informações falsas podem se revelar. “Estudos mostram que consideramos mais facilmente como verdadeira uma opinião que corresponda à nossa própria opinião. Estamos mais interessados nos conteúdos que validam nossas representações do que naqueles que questionam nossas convicções”, lembra o professor.

Com autores de diferentes locais do país, os trabalhos abordam variados temas relacionados às fake news nas redes sociais, no jornalismo e na comunicação organizacional, o que inclui iniciativas de educação em saúde, direito à saúde e impacto emocional, entre outros.

O e-book está disponível neste link.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *