Sem eficácia: Médico compartilha vídeo ensinando a fazer nebulização com água oxigenada e bicarbonato de sódio contra Covid-19

 Sem eficácia: Médico compartilha vídeo ensinando a fazer nebulização com água oxigenada e bicarbonato de sódio contra Covid-19

Profissional causou polêmica ao publicar vídeo ensinando a fazer mistura sem recomendação oficial de estudos.

Um vídeo enviado pelo aplicativo Eu Fiscalizo gerou polêmica nas redes sociais. Na publicação, o médico nutrólogo Francisco Humberto de Freitas Azevedo, do Instituto Biológico de Brasília ensina a fazer uma solução caseira para nebulização, utilizando água oxigenada e bicarbonato de sódio, afirmando que a solução pode ser utilizada para prevenir e tratar a Covid-19.

Não há evidências de que a combinação do bicarbonato de sódio com a água oxigenada previnam ou auxiliem no tratamento contra a Covid-19.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais recomendações para prevenir a doença continuam sendo o uso de máscara, distanciamento social e higienização correta das mãos, além da vacina, quando disponível.
Até o momento, não há uma cura para Covid-19.
Além de não haver estudos sobre a solução, a inalação do bicarbonato de sódio pode pode causar irritação no nariz e na garganta e, dependendo da concentração, pode causar queimaduras nas mucosas.
Já a água oxigenada, por ser antisséptica, é indicada para uso externo, como limpeza de ferimentos ou desinfecção de objetos, por exemplo.
O mesmo médico chegou a recomendar a população a utilizar água oxigenada, para higienizar as mãos e o rosto como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus, mas o produto trata-se apenas de um desinfetante estável e eficaz contra o vírus quando usado em superfícies inanimadas, como lentes de contato e tecidos.

Equipe NUJOC