Suco de maçã, inhame e água de coco é ineficaz contra a Covid-19

 Suco de maçã, inhame e água de coco é ineficaz contra a Covid-19

A receita vem sendo compartilhada em mensagem de áudio

Os ingredientes: uma maçã grande picada, uma porção de inhame e um copo de água de coco. O modo de preparo: bata tudo no liquidificador. O resultado: você está imunizado contra o coronavírus. A avaliação da checagem: fake news.

A receita acima está em uma mensagem que vem sendo repassada em áudio pelo WhatsApp. Um homem que se identifica como Toninho Piloto conta sua história: o sogro de 82 anos, doente do coração, do pulmão e dos rins, pegou uma virose. Buscaram ajuda com um filho que mora “em Mato Grosso”. Esse lhe indicou a receita acima, que um médico de cidade daquele estado estaria aplicando.

Suco contra o coronavírus? Não funciona. Imagem: Mundo Boa Forma

“Lá nesse município lá de… do Mato Grosso não tem mais caso de coronavírus, e o tratamento lá é esse, um tratamento muito eficaz”, garante Toninho Piloto, no final da mensagem. Segundo ele, a receita fortaleceria a imunidade das pessoas, prevenindo e curando as viroses, entre elas também a Covid-19. Não se menciona o nome do município nem do médico que estaria receitando o suco para o coronavírus.

Perigo – Para os mais céticos, a mensagem pode parecer mais uma bobagem entre tantas que se disseminam em época de fake news. Mas os especialistas alertam para o perigo em potencial de tais mensagens, sobretudo em crises sanitárias como a da pandemia da Covid-19: a desinformação pode causar vítimas.

Em 21 de maio, a Sociedade Brasileira de Farmacognosia – SBFgnosia lançou uma nota de esclarecimento diante do crescente número de fake news associadas ao uso de plantas e ervas. Você pode conferi-la na íntegra aqui.

Na nota, o presidente da SBFgnosia, Leopoldo C. Baratto, adverte: “No momento, cientistas do mundo inteiro buscam incansavelmente um tratamento eficaz e seguro, pesquisando fármacos e produção de vacinas para a COVID-19, mas pelo menos por enquanto, não há evidências científicas robustas de que alguma substância possa tratar a doença”.

A mesma advertência vale para receitas caseiras como a de Toninho Piloto: embora parecem inofensivas, elas podem retardar o tratamento adequado, o que no caso da Covi-19 pode ser fatal, dada a velocidade de evolução da doença. Outros riscos são a interação medicamentosa e a intoxicação, a depender da quantidade e frequência de ingestão desses sucos caseiros.

Cientistas e médicos de todo o planeta vêm testando drogas e tratamentos para o novo coronavírus, nenhum deles ainda de comprovada eficácia. Há resultados promissores em algumas áreas, como a das vacinas, mas todas ainda em fase de testes, como você pode conferir nesta matéria aqui.

A recomendação para evitar o contágio pela Covid-19 é simples, mas não é falsa como a receita do inhame e da maçã: lavar as mãos, usar máscara e manter o isolamento social. Para os que já se contaminaram ou têm suspeita de contaminação, a receita é procurar orientação e tratamento médico.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *