Deputada pernambucana promove uso indiscriminado da hidroxicloroquina

 Deputada pernambucana promove uso indiscriminado da hidroxicloroquina

Recebemos do aplicativo Eu Fiscalizo uma denúncia de um vídeo em que a deputada estadual pernambucana Clarissa Tércio (PSC) reclama que há uma perseguição a um grupo de médicos que está atendendo voluntariamente a população.

No vídeo, a deputada afirma que o grupo “Doutores de Verdade” está receitando e distribuindo gratuitamente cloroquina e hidroxicloroquina para pessoas com sintomas da Covid-19 em comunidades carentes do Recife.

Por causa disso, o grupo foi denunciado ao Ministério Público de Pernambuco e ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). A deputada se coloca em defesa dos médicos, e diz que estão sendo perseguidos e injustiçados.

Segundo o G1, o Cremepe abriu uma investigação contra o “Doutores de Verdade” para apurar a conduta dos profissionais de saúde em parceria com Clarissa Tércio. A deputada financia e divulga parte das atividades do grupo, sendo responsável também pela promoção do uso da hidroxicloroquina.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, receitar hidroxicloroquina não implica infração ética. No entanto, o Conselho defende que ainda não há comprovação da eficácia deste remédio no tratamento de pacientes da Covid-19, um posicionamento semelhante ao da  Organização Mundial da Saúde.

“Apesar de haver justificativas para a utilização desses medicamentos, como suas ações  comprovadamente anti-inflamatórias  e  contra  outros  agentes  infecciosos,  seu baixo  custo  e  o  perfil  de  efeitos  colaterais  ser  bem  conhecido,  não  existem  até  o momento estudos clínicos de boa qualidade que comprovem sua eficácia em pacientes com  COVID-19”.

Portanto, a defesa da hidroxicloroquina pela deputada não encontra comprovação científica. Esse medicamento não deve ser receitado para pacientes da doença que não estejam sob tratamento hospitalar, conforme verificado pelo Nujoc Checagem. Diversos boatos defendem o uso indiscriminado da hidroxicloroquina como uma cura para o novo coronavírus, mas até o momento não há um medicamento que cumpra essa tarefa.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *