Dobra o número de voluntários em testes para a vacina da Covid-19 no Brasil

 Dobra o número de voluntários em testes para a vacina da Covid-19 no Brasil

Frasco rotulado como vacina contra Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

A Unifesp (SP) é a responsável pelos testes, que já envolvem 10 mil voluntários de 18 a 69 anos

Uma das vacinas para Covid-19 desenvolvidas no mundo está em teste no Brasil. É a ChAdOx1 nCoV-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e testada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A vacina encontra-se em testes desde o final de junho em cerca de 5 mil voluntários, com idades de 18 a 69 anos.

Recebemos um boato pelo Eu Fiscalizo de que o número de voluntários para o teste da vacina foi dobrado pela Anvisa, com 10 mil voluntários. A fonte é uma postagem no Instagram, do site Terra Brasil Notícias.

No entanto, a notícia do aumento do número de voluntários é verdadeira. O portal republicou na íntegra esta matéria da Agência Brasil, que resume brevemente o adandamento dos testes da vacina inglesa no Brasil.

Os testes da vacina foram suspensos entre 8 e 14 deste mês de setembro no mundo inteiro, conforme já verificado pelo Nujoc Checagem, mas já foram retomados. De acordo com Agência Brasil, a pausa proporciona uma revisão de segurança nos resultados obtidos nos testes que acontecem no mundo.

Também há outras duas vacinas em testes no Brasil: a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biontech, e de uma imunização desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

O Nujoc Checagem também já verificou outros conteúdos relacionados à vacinas, como esta notícia falsa de que a vacina da Covid-19 seja controlada pela tecnologia 5G. Para se informar melhor, leia aqui sobre como as vacinas são feitas e testadas.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *