Pastor traz informações falsas ao afirmar que alho e outros alimentos curam a Covid – 19

 Pastor traz informações falsas ao afirmar que alho e outros alimentos curam a Covid – 19

Um pastor, não identificado, defende em um vídeo que alho, limão e açafrão da terra podem curar a Covid – 19 em até três dias. O vídeo foi recebido pelo Nujoc Checagem como denúncia do aplicativo @eufiscalizo.

Apesar de serem alimentos com boas propriedades para a saúde, nenhum deles é eficaz contra o coronavírus. No vídeo, o pastor afirma que também é médico e “pesquisa e entende do assunto”, e usa passagens da bíblia para defender a sua “receita” de cura.

Basta pesquisar rapidamente no google “alho coronavírus”, “açafrão covid” ou “limão coronavírus” para encontrarmos diversas comprovações que esses alimentos não tem efeito contra a Covid – 19.

De acordo com a RedesFito, uma rede de pesquisa em medicamentos da biodiversidade, não há informações comprovadas sobre o alho como tratamento para o coronavírus:

“Esclarecemos que os estudos e documentos oficiais apontam que o alho possui propriedades farmacológicas, com potencial terapêutico, contra alguns tipos de vírus de síndromes respiratórias comuns (gripes e resfriados), mas NADA foi constatado até o momento a respeito de possível proteção contra o novo coronavirus (SARS-CoV-2) ou o desenvolvimento da COVID-19.”

O açafrão da terra é um tempero que possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, mas não há comprovação de seus efeitos no tratamento da Covid -19. Outras verificações comprovam isso.

O Nujoc Checagem já verificou em checagens anteriores que o limão também não traz benefícios contra o coronavírus.

Diversas fontes científicas que pesquisam ativamente tratamentos contra o coronavírus, como Fiocruz, podem nos oferecer informações sobre remédios que funcionam, ou não, para curar a doença.

Até o momento, não há vacina ou cura comprovada para a Covid – 19.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *