Postagem com novas orientações de Centro de Controle de Doenças é falsa

 Postagem com novas orientações de Centro de Controle de Doenças é falsa

O Nujoc Checagem recebeu mensagem de supostas novas orientações sobre prevenção ao coronavírus, que teriam sido passadas pelo Centro de Controle de Doenças – CDC (na sigla em inglês), dos Estados Unidos. Em síntese a mensagem afirma que o CDC recomenda que o vírus é menos transmissível em espaços abertos. Afirma também que o centro fez uma estimativa de contágio de várias atividades, como compras, festas e casamentos.

A informação não procede. Trata-se de uma mensagem que mistura um pouco de verdade com um tanto de informação distorcida. Pesquisando o link indicado na postagem, o que o leitor encontra são recomendações bastante conhecidas na página do CDC, mas elas não correspondem à tradução apresentada na mensagem falsa que está circulando no WhatsApp.

A suposta mensagem do CDC: não é verdade. Imagem: Reprodução/WhatsApp

Você pode comparar ambas nessa matéria aqui. Nela, a equipe do site Boatos.org descobriu que a mensagem falsa traz informações de um estudo no qual aparecem os dados sobre a carga viral necessária para começar e doença e um cálculo para avaliar os riscos de transmissão. Mas isso não aparece nas recomendações da página do CDC.

A conclusão da checagem feita pelo Boatos.org é que a postagem misturou alguns dados e distorceu outros. Com isso, a fake news dá a impressão que já é consenso entre os cientistas a orientação de que há pouco risco em atividades ao ar livre. Mas não é bem assim. Os cientistas ainda temem uma segunda onda de contágio e vários países vêm revendo as medidas de relaxamento à medida que ressurgem novos casos de contaminação pela Covid-19.

Cabe, portanto, ficar atento para o momento em que essa fake news aparece: estamos no limiar de medidas de relaxamento do isolamento social no Brasil, e há muitos setores que anseiam pela volta irrestrita das atividades. Os estudos mais sérios nos dizem que nada garante que o vírus esteja controlado. Não é o momento de relaxar – muito menos de dar falsas esperanças baseadas em fake news.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *