É falso: Governo do Piauí não iniciará lockdown em cidades do estado no próximo fim de semana

 É falso: Governo do Piauí não iniciará lockdown em cidades do estado no próximo fim de semana

Circula nas redes sociais a notícia de que o Governo do Piauí adotaria o isolamento total, conhecido como lockdown, em algumas cidades do estado. No entanto, até o momento, inexistem decretos neste sentido. Acima, um dos posts publicados nesse sentido.

Com a circulação de documento enviado pelo governador Wellington Dias a Stenio Pires Benevides (imagem abaixo), superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Piauí, o boato tomou força em grupos de WhatsApp. No documento, o governador propõe três medidas integradas (como o fechamento de parte dos serviços essenciais no próximo fim de semana e interrupção de transportes interurbanos no mesmo período) com os municípios, para evitar o lockdown. Portanto, a ideia é buscar formas alternativas ao lockdown ao invés de decretá-lo.

Reprodução: Blog Primeira Mão/Meio Norte

O próprio governador Wellington Dias usou as redes sociais para se pronunciar sobre o assunto, em vídeo publicado ontem (12), reproduzido abaixo. Ele disse que foi surpreendido durante reunião do comitê emergencial Covid-19, de gestão da crise, com a notícia de que circulava esse material na internet.  “Devo esclarecer aqui que lamento isso, não é verdade, não há nenhuma decisão tomada. Estávamos tratando de consultas, como fazemos toda semana, para um objetivo: garantir a eficiência no isolamento social e ao mesmo tempo todo o trabalho para ampliar a capacidade de atendimento na rede hospitalar”, pontuou.

Em postagem, seguida de nota de esclarecimento (veja abaixo), o governador piauiense publicou: “É importante sermos transparentes e todas as nossas medidas serão amplamente divulgadas, com responsabilidade. As regras de funcionamento de supermercados, farmácias e postos de gasolina continuam, até o momento, inalteradas. Conto com a colaboração de todos”.

Reprodução: Twitter Wellington Dias

Em entrevista concedida à jornalista Sávio Barreto, do blog Primeira Mão (Meio Norte), o secretário de Comunicação do Piauí, Allisson Bacelar, esclareceu que “o documento em questão é um convite ao superintendente da PRF para uma reunião em que seriam discutidos os temas relacionados no ofício (…), acrescentando que as reais medidas só devem ser anunciadas após ampla discussão”.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) alertou, também nesta terça-feira (12), que o sistema de saúde do estado já caminha para colapso nos próximos dias, caso a baixa adesão ao isolamento social se mantenha. Segundo o órgão, a média de ocupação nos leitos intensivos do Piauí, por pacientes com Covid-19, está hoje em 46,7%.

Equipe NUJOC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *